doida…

26 Maio
…é como eu vou ficar um dia destes por causa de vocês.

Eu sou uma desarrumada compulsiva, sempre o fui e sempre o serei. Tenho a quem sair, não me alterei em 25 anos, também não é agora que hei-de mudar. Mas se, por um lado, tenho sempre tudo desarrumado, também sempre gostei de organização, de fazer listas, de fazer arrumação de ficheiros, livros, aulas, etc…

De longe, o meu maior problema era organizar bds. Tenho centenas e centenas de revistas, fruto de 10 anos de coleccionismo. Mas para além de alguns ficheiros word, não tinha conseguido encontrar nenhuma base de dados interessante.

Até ao dia que a S. falou do Librarything. E foi amor à primeira vista

Comecei logo a contruir o meu perfil e catálogo, feliz com a possibilidade de não só catalogar, como também indexar os meus livros. As tags são excelentes, e ajudam imenso para encontrar os livros.

Mas o problema mantinha-se: por muitas vantagens que o Librarything tenha, não funciona muito bem para revistas de BDs. As ligações entre revistas, as storyarcs, as personagens… tudo isto ficava um pouco confuso quando usado neste programa.

Vendo este dilema, o P. arranjou-me logo uma solução. Uma não, foram logo três, na forma dos programas do Collectorz: Book Collector, Comic Collector e Movie Collector.

E pronto, mais uma vez lá vai a syrin a correr para o portátil, a saltar de programa para programa, sem saber por qual começar. Neste caso, foi amor à segunda vista…

Pelo menos até a S. achar que eu já não tinha vícios suficientes, e me falar do DVDProfiler e do Comic Book DataBase.

Conclusão: neste momento vejo-me a braços com um dilema:

  • Librarything vs Book Collector
  • Comics Collector vs. Comic Book Database
  • Movies Collector vs. DVD Profiler

Isto é de dar em doidos… não bastava o tempo que passo a catalogar e indexar no trabalho, ainda me arranjam estas dúvidas existenciais?!?!?

help…

5 Respostas to “doida…”

  1. Escalla Maio 26, 2006 às 2:23 pm #

    🙂
    Depende bem de como queres guardar os teus dados!
    Sabes que eu passo mais tempo no trabalho do que em casa por isso para mim a possibilidade online tem de ser garantida, mesmo o DVD Profiler neste momento já não é o ideal para mim (há-de haver alternativa melhor).
    Toda a série de Collectorz é fenomenal, mas no caso do Book chegam a ter demasiada informação, é por isso que eu gosto do LibraryThing, é super instintivo e não é tão complicado inserir um livro do 0.
    O DVD Profiler por si tem um problema é um programa instalado, conclusão só o tenho em casa, mas como tem a vantagem de emitir uma lista para um site online que fica com um link jeitoso e uma apresentação nada má, torna-se mais fácil de consultar pelos amigos.
    O Comic Collector nunca sequer tentei usar, tenho um amigo que o adora e recomenda, mas mais uma vez eu prefiro ter acesso á minha informação em qualquer momento de qualquer computador. O Comic Book Database tem neste momento uma desvantagem (que futuramente se tornará vantagem), tem uma base de dados puramente editada por utilizadores, ou seja toda a informação da Base de Dados está a ser aos poucos inserida pelos vários utilizadores, o que quer dizer que neste momento não se tem já tudo o que existe, mas que também garante que não irá haver tratamento preferencial de material main-stream por parte do site. Gosto especialmente das ultimas adições ao site, de poder uploadar os autógrafos e dedicações dos vários autores e poder ver agrupar os comics por StoryArc que faz muito mais sentido.
    Por isso tu é que tens de ver o que se adapta a ti, ao teu modo de usar, como preferes ver a informação apresentada, como preferes inserir, o que te posso dizer é experimenta, tenta inserir alguns volumes e ver se gostas do aspecto com que fica, olha o aspecto da virtual bookshelf do LibraryThing! Dá gosto ver!!

  2. fantasma Maio 26, 2006 às 3:23 pm #

    Sabes o que te digo? Eu nem vou ver nenhuma dessas coisas novas de que falaste… foge!!! :oS

  3. gata Maio 27, 2006 às 9:48 pm #

    eu ser desarrumada e pronto. na tenho pachorra pra essas modernices :S

  4. pikenatonta Maio 28, 2006 às 2:01 am #

    Xiii… fiquei a conhecer uns links interessantes sim… A ver se ganho coragem para visitá-los e me perder também! 🙂
    Beijocas!!

  5. Merlin Maio 28, 2006 às 10:34 pm #

    eu num fiz nada!!! tou inucente!!!

    ela já era assim antes de me conhecer!!

    LOL

Deixe uma Resposta

