as outras

23 Nov
Não sei quantos anos se passaram, possivelmente mais do que me lembro.

Elas chegaram de mansinho, como quem não quer a coisa, enrodilhando-me na sua teia de sedução e deixando-me indefesa. Lentamente foram-se tornando na outra paixão: uma paixão que por vezes se abate, quase desaparece, mas que regressa sempre de novo para me prender. Foram elas que voltaram a marcar-me nos últimos meses, e que me trouxeram de volta ao mundo dos sonhos e da imaginação. São elas a minha outra paixão: as Fanfictions.

Para muitos pode parecer roubo, plágio, ou puro desperdício de tempo. Mas na verdade são belos exercícios de imaginação, de não conformidade, de tentativa de encontrar um melhor caminho.

As fanfictions são ficções criadas por fãs. Mas são mais do que isso: apresentam uma outra visão de um livro, uma série, um filme, uma BD. Podem fazer prequelas, sequelas ou contemplar aqueles momentos em que o ecrã ficou escuro ou a página ficou em branco. Falam de amizade, de acção, romance, tragédia, drama. Mostram o que poderia ter acontecido ou apontam-nos na direcção daquilo que não conseguimos observar. Podem ser grandes sagas ou simples contos com poucos parágrafos. Podem desvendar o passado de uma personagem ou ajudar-nos a compreender o seu futuro.

Mas mais do que isto, são uma expressão do nosso inconsciente, dos nossos desejos, das nossas aspirações. Mostram o nosso descontentamento ou a nossa aceitação. São a nossa imaginação a funcionar.

São a minha imaginação a funcionar.

Nunca no papel, sempre num local só a mim acessível, ajudam-me a melhor apreciar o que leio e vejo. Transpõem algumas das minhas inseguranças, qualidades e desejos para um mundo ficcional. Ajudam-me a viajar e a sonhar. Talvez um dia vejam a luz do dia… até lá vou-me deleitando com a imaginação dos outros.

Afinal, não sou a única com esta outra paixão.

2 Respostas to “as outras”

  1. Witchie Novembro 24, 2005 às 12:46 pm #

    Essa do local só a ti acessível… Mal, tá mal! Podias passá-las para o papel e partilhar… Não?

    Gostei do pontapé inicial neste novo blog! Pelo menos pareces mais animada do que em relação ao outro! Agora é só continuar! **

  2. Flor Novembro 25, 2005 às 5:10 pm #

    Hummm!!!! Blog novo 🙂

Deixe uma Resposta

